Dando continuidade ao projeto de descentralização do 52° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, a população de São Sebastião recebeu, nesta quinta-feira (28) a Oficina de Fotografia e Iluminação com Materiais Alternativos, ministrada por Ricardo Pinelli e André Lavenère.
A inscrição custou R$ 20 a cada aluno de cinema interessado por novas técnicas audiovisuais. Os professores também deram dicas sobre os principais instrumentos utilizados, composição fotográfica e como utilizar esse conhecimento em função do tempo e da dramaturgia em audiovisual.
Flávia Santos, 20 anos, enalteceu a programação do Festival, o qual frequenta há dois anos. “A oficina de fotografia e iluminação, especificamente, está sendo maravilhosa, muito produtiva e agregadora para os conhecimentos que eu almejo”, elogiou.
Matheus Oliveira, aluno do Centro Universitário Iesb, ressalta a oportunidade de estar em contato com pessoas envolvidas na produção cinematográfica. “Os monitores são pessoas que estão no mercado, são entendedores do assunto, super acolhedores e acessíveis”, destacou.
Para Edvan Andrade, 30 anos, o Festival é muito importante por trazer filmes que fogem ao cinema tradicional. “Querendo ou não, o cinema que vemos por aí é muito comercial, preocupado mais com a arrecadação do que com o conteúdo. E as oficinas também são importantes porque ajudam as pessoas interessadas nesse novo cinema, que não é o de super-heróis, de comédia, que estamos acostumados.”
Os monitores aprovaram a iniciativa de levar ações formativas às regiões administrativas. André Lavenère explica que a ideia da oficina era apresentar alternativas viáveis a pessoas que querem produzir material audiovisual, mas não possuem tantos recursos. Ricardo Pinelli destaca que um dos objetivos era mostrar aos alunos como resolver problemas do dia a dia. “Temos muitos anos de trabalho no mercado. Viemos aqui para passar nossa experiência mesmo”, completa.
Conheça a programação completa do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro aqui: http://www.festivaldebrasilia.com.br/programacao
Informações para a Imprensa:
Pelo e-mail: imprensa@festivaldebrasilia.com.br
Secretaria de Cultura e Economia Criativa: (61) 3325-6220 / (61) 99344-0500
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br
Eixos Comunicação Integrada: (61) 98454-2063
E-mail: contato@eixoscomunicacao.com