Artista por trás da identidade visual do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o ilustrador Mauro Martins vivenciou intensamente as opções de arte e cultura disponíveis na cidade ao longo da vida, desde a primeira infância – quando chegou à Capital Federal com a família, vindos de Minas Gerais –, passando pela cena roqueira dos anos 1990, na qual atuou como baterista, e comparecendo ainda a eventos de cinema, de artes plásticas e de diversas outras manifestações criativas pelo Distrito Federal.
“Eu vou ao Cine Brasília desde criança. O próprio Festival faz parte da minha história”, conta Mauro. Durante o período como estudante de Desenho Industrial na Universidade de Brasília (UnB), ele prestava bastante atenção nas identidades visuais empregadas nos filmes projetados na tela e nos cartazes do evento distribuídos pelo cinema. “Eu pensava: ‘seria legal algum dia fazer a identidade visual desse Festival’. Foi uma honra, quando me chamaram”, comemora Mauro.
Para desenvolver as artes, o artista coletou informações sobre as atuais cinematografias brasileira e brasiliense, buscando elementos gráficos, ícones e situações representativas do assunto. Na criação, Mauro trabalhou com três pilares fundamentais: a cidade de Brasília, a produção cinematográfica contemporânea e uma visão de espectador para esses temas. “A receita foi misturar os elementos de forma harmoniosa. Penso que o resultado ficou muito alegre, cheio de positividade. A identidade visual traz um pouco da magia do cinema, com traços fluidos, cinéticos e livres”, ressalta o ilustrador.
Sobre o artista
Formado em Desenho Industrial pela UnB, Mauro Martins atuou como diretor de arte em agências de propaganda por 13 anos e acumulou inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Criou campanhas para grandes clientes, como Kraft, Best Buy e Infiniti. Atualmente, autônomo, ele prioriza o trabalho autoral.
Seu traço inconfundível pôde ser visto em objetos dentro e fora do país, em cartões de crédito, na garrafa da Absolut Vodka, na caixa da pizza Domino’s, em óculos na Itália, em marca de chocolate nos Estados Unidos e em pôster na Polônia.
Em 2017, quatro de seus projetos foram publicados no catálogo da 120ª Bienal Brasileira de Design Gráfico. Vencedor do 6º Concurso Internacional de Ilustração da AI-AP, Mauro Martins foi recentemente listado como um dos 200 melhores ilustradores do mundo pela editora austríaca Lürzer’s Archive, uma das mais importantes da categoria. Para conhecer mais o trabalho do artista, acesse o site www.mauromartins.com ou o perfil @mauromartinscom no Instagram.
Mostras Brasília BRB e Futuro Brasil
Parte da programação do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, as mostras Brasília BRB e Futuro Brasil encerraram suas inscrições às 23h59 da segunda-feira, 30 de setembro, com um balanço muito positivo.
Dedicada exclusivamente às produções locais e com premiação de R$ 150 mil para os vencedores, a Mostra Brasília BRB teve 91 filmes inscritos. A lista dos trabalhos selecionados será divulgada no dia 30 de outubro. A Mostra Brasília BRB será realizada entre 25 e 29 de novembro.
Para a Mostra Futuro Brasil, foram inscritos 49 longas-metragens em processo de finalização. Desses, seis serão selecionados para exibição em sessões exclusivas durante o Festival de Brasília, oferecendo aos diretores um primeiro contato com profissionais de curadoria e seleção de grandes festivais internacionais. Os seis filmes escolhidos serão divulgados em 30 de outubro.
O Festival
O mais antigo e tradicional festival do cinema brasileiro chega em 2019 à 52ª edição. Entre 22 de novembro e 1º de dezembro, o Festival de Brasília exibe longas e curtas-metragens distribuídos entre Mostra Competitiva – com prêmios em dinheiro e troféu Candango para todas as categorias –, Mostra Brasília BRB e mostras paralelas. Além das projeções na tela do Cine Brasília, ações formativas para o aprimoramento de profissionais do audiovisual ocupam espaços na cidade e em regiões administrativas do DF.
Em 2019, o Ambiente de Mercado oferece atividades como masterclass, workshops e rodadas de negócios com grandes nomes nacionais e internacionais do setor, além de importantes discussões sobre políticas públicas do audiovisual. A novidade fica por conta de uma área exclusiva voltada para tecnologia, games e novas plataformas de mídia.
Realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, em parceria com o Instituto Alvorada Brasil, a 52ª edição do evento tem como tema a “Afirmação do cinema nacional”, cujo objetivo é amplificar o potencial do Festival de Brasília como vitrine e oportunidade para o fechamento de novos negócios na área do audiovisual.
Mais informações pelo e-mail: imprensa@festivaldebrasilia.com.br
Secretaria de Cultura e Economia Criativa:
(61) 3325-6220 / (61) 99344-0500
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br
Eixos Comunicação Integrada:
(61) 98454-2063
E-mail: contato@eixoscomunicacao.com