Oitenta e nove projetos passaram nesta terça-feira (26) pela Rodada de Negócios realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) e o Sebrae-DF dentro da programação do 3º Ambiente de Mercado do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O encontro entre titulares de projetos e 25 players, representantes dos maiores compradores de conteúdo do mercado, ocorreu no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul).
Em encontros de 20 minutos, interessados em um diagnóstico da condição de acesso ao mercado de seu projeto puderam interagir com representantes de grandes marcas, como Globo News, Canal Brasil, Telecine, Fox, Netflix, Amazon, Canal Curta!, Arte1.
Realizadores de vários estados do país aproveitaram os preços mais acessíveis dessas consultorias, cujo financiamento contou com recursos do Sebrae-DF. A coordenadora do Ambiente de Mercado, Micaela Neiva, explica que, enquanto no Rio de Janeiro, por exemplo, um atendimento negocial desse tipo alcança R$ 2 mil, na Rodada o preço saiu por 10% desse valor.
A gerente do Sebrae para empreendedorismo no setor audiovisual, Juliana Mota, aponta que, em relação ao ano passado, o número de consultas mais que dobrou, sinal de que o mercado local amadureceu para a necessidade de interlocução com quem tem poder de compra para os produtos desenvolvidos aqui.
O jornalista e fotógrafo Bruno Falcão, do Rio de Janeiro, veio a Brasília para tentar vender um filme inédito já finalizado. Trata-se de “Bate-bolas contemporâneos, o carnaval secreto do Rio de Janeiro”, com duração de 100 minutos. Ele participou da clínica de comercialização para o mercado internacional no primeiro dia do Ambiente, com Mary Morita, e conseguiu agenda com os representantes da Descoloniza Filmes na Rodada. “Eu consigo vender pela internet, mas acho que posso conseguir um parceiro por aqui”, acredita.
O Ambiente
Nesta 3ª edição do Ambiente de Mercado, criadores, especialistas, realizadores e players do mercado se reúnem, até esta quarta-feira (27), para trocar experiências, negociar projetos e fomentar as produções cinematográficas nacionais.
No total, 165 projetos foram inscritos no Ambiente de Mercado. Nas rodadas de negócios, foram 160 inscrições de profissionais em busca de reuniões exclusivas com produtores independentes e importantes players do mercado brasileiro e internacional. Desses, 101 foram selecionados.
Os pitchings, que são apresentações orais para uma banca de especialistas e para o público em geral, tiveram 47 interessados, dos quais 10 acabaram escolhidos.
Nas clínicas, 75 inscritos apresentaram seus projetos em busca de consultoria one to one para apoio na qualificação. Doze foram selecionados.
Para saber a programação completa do 3º Ambiente de Mercado, acesse: http://www.festivaldebrasilia.com.br/ambientedemercado/programacao
Informações para a Imprensa:
Pelo e-mail: imprensa@festivaldebrasilia.com.br
Secretaria de Cultura e Economia Criativa: (61) 3325-6220 / (61) 99344-0500
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br
Eixos Comunicação Integrada: (61) 98454-2063
E-mail: contato@eixoscomunicacao.com