Na tarde desta quinta-feira (17), o ministro do Esporte, André Fufuca, visitou a estrutura dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2024, no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), acompanhado do secretário-executivo da pasta, Diego Galdino, e da secretária Nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques. O evento acontece até dia 19 e tem como foco a promoção da integração e acessibilidade do esporte universitário em todo o país.
Durante a visita, o ministro ressaltou a importância da democratização do esporte, destacando que o JUBs é fundamental para garantir que atletas de diversas instituições de ensino superior possam competir em condições iguais. “A principal importância deste evento é a integração de todos, demonstrando que aqui são todos iguais. O ministério trabalha para democratizar o esporte, oferecendo essas oportunidades”, afirmou Fufuca.
Ele enfatizou a necessidade de um sistema que valorize a formação de atletas desde a base, destacando que os campeões não surgem do nada, mas são resultado de um processo que inclui treinamento e apoio contínuo. “Precisamos incentivar a base, e o JUBs representa esse esforço, reunindo atletas talentosos de todo o Brasil e promovendo parcerias com instituições como a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU)”, acrescentou.
Durante a visita, o presidente da CBDU, Luciano Cabral, destacou a importância da presença do ministro. “A confederação depende do apoio do governo federal para sustentar o programa de esporte universitário no Brasil, pois só os recursos atuais não são suficientes para cobrir nossos custos. É essencial que o ministro conheça de perto o que é o JUBs, e que o poder público entenda a relevância desses jogos. Enxergamos com bons olhos o interesse dele em nos visitar e temos a perspectiva de construir um calendário mais forte e robusto para beneficiar os milhares de estudantes-atletas que praticam esportes durante sua jornada acadêmica.”
O ministro também comentou sobre o papel vital das universidades no desenvolvimento de atletas, ressaltando que muitas instituições oferecem bolsas de estudo e apoio a seus alunos-atletas. “Vi exemplos de universidades públicas e particulares que estão investindo em seus atletas, e isso é fundamental para o futuro do esporte no Brasil. A educação e o esporte devem caminhar juntos, pois são pilares para o desenvolvimento social e pessoal”, disse.
Com a realização do JUBs, Fufuca acredita que será possível elevar ainda mais o nível do esporte universitário brasileiro, preparando atletas para competir em alto nível, tanto nacional quanto internacional. “Estamos caminhando para um evento ainda maior no próximo ano, mostrando que o Brasil tem uma base sólida e pronta para brilhar no cenário global”, concluiu o ministro.
Correios apresenta JUBs Brasília 2024: os Jogos Universitários Brasileiros são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário e Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal. Patrocínio Master: Correios. Patrocínio: Baly, Ícone, Kempa, Spalding, uhlport e Tropical. Apoio: Governo Federal e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal.