Em sua maior edição em toda história, os Jogos Universitários Brasileiros 2024 (JUBs) seguem para o encerramento do primeiro bloco de modalidades individuais. E, no tênis de mesa, a presença de um atleta paralímpico trouxe alegria e inspiração aos jovens competidores universitários. Guilherme Costa, 32 anos, esteve presente no evento e compartilhou sua história de vida para reforçar a necessidade de enxergar a vida de uma maneira positiva, mesmo com todos os problemas do dia a dia. Há 18 anos, o amazonense, que mora em Brasília, foi atropelado por um carro em alta velocidade e ficou paraplégico. Foi quando o tênis de mesa foi apresentado a ele como parte do processo de reabilitação. A partir daí, a vida de Guilherme tomou outro rumo, sempre aliando educação, esporte e foco em seus objetivos.
“Já faço parte da seleção brasileira de tênis de mesa há 15 anos. Além da medalha de bronze no Rio, sou o 11° melhor jogador do mundo, conquistei campeonatos brasileiros, sul-americanos e pan-americanos. Meu grande objetivo agora é o mundial da categoria, que acontece daqui dois anos, na Tailândia. Estar aqui mostrando um pouco do que faço é muito bom”, comentou. O paratleta atualmente joga pelo Iate Clube de Brasília e treina todos os dias para manter o nível elevado no esporte.
Outra satisfação do mesatenista é poder conversar com os atletas no JUBs e transmitir a necessidade de aproveitarem e agarrarem esse momento com todas as forças. “Na minha época, não tinha um evento dessa dimensão. Com toda essa estrutura que a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) oferece, os jovens têm uma senhora oportunidade de evoluírem. Fico muito feliz de ser uma ferramenta de educação, disciplina e valores. Meu recado para todos é: vivam intensamente cada segundo aqui e criem boas lembranças. E que vençam os melhores!”, finalizou.
Siga Guilherme Costa nas redes sociais: @guicostatm
Acompanhe os resultados do JUBs aqui.
Correios apresenta JUBs Brasília 2024: os Jogos Universitários Brasileiros são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário e Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal. Patrocínio Master: Correios. Patrocínio: Baly, Ícone, Kempa, Spalding, uhlport e Tropical. Apoio: Governo Federal e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal.