Seis longas-metragens foram selecionados para a Mostra Futuro Brasil, que integra a programação da 52ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que será realizado entre 22 de novembro de 1º de dezembro. Os filmes, todos em processo de finalização, serão exibidos em sessões exclusivas para curadores internacionais de festivais de cinema, integrantes do júri da mostra.
A Mostra Futuro Brasil recebeu 49 inscrições. Desses, 15 foram pré-selecionados a partir dos teasers enviados pelos realizadores. Após essa etapa, os diretores encaminharam o corte atual de suas obras para a comissão de seleção. Os longas selecionados são produções do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará e São Paulo, com dois filmes.
O objetivo da Futuro Brasil é proporcionar condições mais competitivas para que filmes brasileiros de produção independente tenham possibilidade de fazer suas estreias internacionais nos festivais com os quais os integrantes do júri da mostra estão envolvidos, abrindo ainda a possibilidade de premiação por meio de apoios financeiros (convertidos em serviços técnicos) para suas efetivas finalizações.
Confira os selecionados para a Mostra Futuro Brasil:
1. A matéria noturna (ES), de Bernard Lessa
2. Mulher Oceano (SP), de Djin Sganzerla
3. O cerco (RJ), de Aurélio Aragão, Gustavo Bragança e Rafael Spínola
4. O espaço infinito (DF), de Leo Bello
5. Pajeú (CE), de Pedro Diogenes
6. Que os olhos ruins não te enxerguem (SP), de Roberto Maty
Para participação na mostra, os diretores dos filmes selecionados devem enviar para a produção do Festival de Brasília, até 10 de novembro, três cópias idênticas de seus longas, legendadas em inglês, em formato Blu-Ray.
Mais informações pelo e-mail: filmes.festcine@institutoalvorada.org.br
O Festival
O mais antigo e tradicional festival do cinema brasileiro chega em 2019 à 52ª edição. Entre 22 de novembro e 1º de dezembro, o Festival de Brasília exibe longas e curtas-metragens distribuídos entre Mostra Competitiva – com prêmios em dinheiro e Troféu Candango para todas as categorias –, Mostra Brasília BRB de Cinema e mostras paralelas.
Além das projeções na tela do Cine Brasília, ações formativas para o aprimoramento de profissionais do audiovisual ocupam espaços na cidade e em regiões administrativas do DF.
Em 2019, o Ambiente de Mercado oferece atividades como masterclass, workshops e rodadas de negócios com grandes nomes nacionais e internacionais do setor, além de importantes discussões sobre políticas públicas do audiovisual. A novidade fica por conta de uma área exclusiva voltada para tecnologia, games e novas plataformas de mídia.
Realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, em parceria com o Instituto Alvorada Brasil, a 52ª edição do evento tem como tema Afirmação do Cinema Nacional, cujo objetivo é amplificar o potencial do Festival de Brasília como vitrine e oportunidade para o fechamento de novos negócios na área do audiovisual.
Fotos em alta resolução dos filmes selecionados para download: https://drive.google.com/drive/folders/1xJ3WVyn3Fqhq64f4xnFcIlAP2JMBGa95?usp=sharing
Informações para a imprensa:
imprensa@festivaldebrasilia.com.br
Secretaria de Cultura e Economia Criativa:
(61) 3325-6220 / (61) 99344-0500
comunicacao@cultura.df.gov.br
Eixos Comunicação Integrada:
(61) 98454-2063
contato@eixoscomunicacao.com