11 Oct
Dia do Deficiente Físico: destaque para os paradesportistas no JUBs Brasília 2024
Jonny Paiva, atleta de parabadminton e estudante da Uniateneu, no Ceará. Foto: Alessandra Cabral/CPB

A competição recebe 101 atletas deficientes físicos, com inclusão e acessibilidade em todo o espaço e acomodações

Neste 11 de outubro, Dia do Deficiente Físico, é fundamental falar sobre a inclusão e a acessibilidade, especialmente no contexto dos esportes. A 71ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) recebe a participação ativa de paradesportistas, promovendo não apenas a competição, mas também a conscientização sobre os direitos e necessidades das pessoas com deficiência.

O atleta de parabadminton e estudante da Uniateneu, no Ceará, Jonny Paiva (28), tem uma carreira impressionante, começando sua trajetória acadêmica em 2016, tornando-se um dos primeiros aluno/atletas paralímpicos da instituição. Ele já se graduou em Tecnologia da Informação e possui pós-graduação em Gerenciamento de Projetos e em Ciência de Dados, atualmente cursando sua terceira pós.

“Estou muito feliz em ver a inclusão do paradesporto no JUBs e a estrutura de acessibilidade oferecida. A CBDU está de parabéns por garantir que possamos transitar tranquilamente pelos locais, desde os hoteis até o CICB. Isso é fundamental para que atletas com deficiência se sintam confortáveis e respeitados”, afirma Jonny.

Além de seu desempenho esportivo, Jonny atua como desenvolvedor de automação em uma multinacional indiana. Ele menciona a importância do planejamento em sua rotina: “Trabalho, treino e estudo aos finais de semana. Uso aplicativos e agendas para gerenciar meu tempo, o que é crucial para equilibrar minhas várias responsabilidades.”

Jonny também é membro do Comitê de Inclusão e Diversidade Global da sua faculdade, onde ajuda a promover ações de conscientização sobre a causa da pessoa com deficiência em diversas unidades ao redor do mundo. “A Uniateneu me proporcionou os conhecimentos técnicos que uso para crescer profissionalmente e apoiar essa causa”, destaca.

A participação de paradesportistas como Jonny no JUBs 2024 não apenas enriquece a competição, mas também serve como um lembrete de que a inclusão é um direito fundamental, protegido por lei (Lei nº 2.795/81). O acesso a instalações adequadas é um passo vital para garantir que todos, independentemente de suas habilidades, possam participar ativamente da sociedade.

Correios apresenta JUBs Brasília 2024: os Jogos Universitários Brasileiros são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário e Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal. Patrocínio Master: Correios. Patrocínio: Baly, Ícone, Kempa, Spalding, uhlport e Tropical. Apoio: Governo Federal e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.