Uma competição mundial de videogame na qual os participantes aprendem sobre meio ambiente, clima, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável, enquanto jogam Minecraft. O desafio conta com o apoio da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Escritório dos Espaços Americanos.
O objetivo do Desafio Farmcraft é trabalhar em equipe e construir um quintal virtual com ideias sustentáveis, enquanto aborda de forma criativa os problemas agrícolas da vida real. As equipes competem e aprendem em um ambiente internacional, com desafios de ciência e tecnologia.
Este ano, os alunos do Thomas Bilingue 6 do professor Vinícius Marques, de uma escola parceira da unidade Águas Claras da Casa Thomas Jefferson, vão participar do desafio. Com idades entre 10 e 11 anos, os participantes terão a oportunidade autêntica de uso da língua para solucionar problemas do mundo real. “Na Thomas, valorizamos muito a aprendizagem singular e inovadora, oferecendo aos alunos a oportunidade de expandir o conhecimento em diversas áreas”, destaca Domingos Di Lello, Designer de Curso da CTJ. “Estamos torcendo pela nossa equipe Thomas e desejando sucesso em todas as etapas do desafio. Go Team!.
”Os participantes vão aumentar seus conhecimentos sobre técnicas e tecnologias agrícolas por meio de: Desafios Minecraft baseados em ciência; Vídeos informativos elaborados por especialistas; Competições online e ao vivo; e Desafios que vão além do jogo.
A temporada regular vai de 30 de março até 6 de maio de 2022. A participação no desafio é gratuita e, para participar, basta ter uma conexão com internet; acesso a um computador, tablet ou smartphone compatível com Minecraft Education Edition; e conhecimento da língua inglesa. As inscrições podem ser feitas no Portal NASEF.
Confira os vídeos informativos sobre o Desafio Framcraft:
https://www.youtube.com/NorthAmericaScholasticEsportsFederation
Inscreva-se no link: https://events.nasef.org/farmcraft-2022
Relato - Professor Vinícius Marques
"O projeto Farmcraft tem sido interessante pelo foco didático evidente na estrutura do evento. Há material de suporte para professores durante cada etapa da competição. Durante a pré-temporada, os maiores desafios dos alunos foram relacionados com o letramento digital necessário para o acesso às plataformas e pesquisas necessárias para as tarefas a serem realizadas.
Por serem todos familiarizados com Minecraft, o vocabulário não foi muito difícil por já terem um referencial. Aprender sobre agricultura através do Inglês têm sido uma experiência similar ao formato das aulas do Thomas Bilíngue, mas dessa vez através do jogo Minecraft.
A customização e contextualização oferecida pelo projeto Farmcraft acaba sendo muito superior a gamificação que vejo em outros eventos, proporcionando através do próprio jogo, uma experiência mais interativa e imersiva para os alunos."
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Bruna K Marques
TEL: 61.99648-0448
EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA
E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com