O caos político é combustível para a indignação e a criatividade de um grupo musical que vive bem pertinho do centro do poder nacional. Surgido em Brasília em pleno 2021 de pandemia, CPI da covid-19 e muita pilantragem Brasil afora, os Barões da Rachadinha lançam “Senta na PEC”. Primeira gravação da banda, a música leva, no ritmo da pisadinha, uma letra pra lá de irreverente. O clipe já está no ar no canal do YouTube do grupo.
A faixa não economiza na crítica à PEC 32, aquela que propõe a chamada “Reforma Administrativa”, também conhecida como a “PEC da Rachadinha”. “Eu sei que cê espera uma transformação / Uma reforma que dê jeito na situação / Eu também, irmão. Eu também / Mas tem uma coisa que eu vou te dizer / A PEC 32 veio quebrar você / Faz arminha pra PEC da Rachadinha”, diz um trecho da música.
O refrão não poderia ser mais explícito e expressa toda a indignação dos músicos – e da população. “Eles enfia a PEC e você senta / Eles enfia a PEC e você senta / Tão vendo até onde cê aguenta / Senta sem lubrificar”, canta Caê Maia, que forma os Barões da Rachadinha com o produtor musical e DJ Ops e o produtor Cleber Machado.
A nova banda surgiu como um braço do Harmonia do Sampler, grupo que estourou no verão de 2017 ao emplacar o hit “Pau, Perereca e Cu – PPC’. A canção, em pouco tempo, alcançou centenas de milhares de visualizações no YouTube e apareceu em diversas listas das músicas que mais bombaram no carnaval. “A gente só toca com o Harmonia do Sampler no carnaval porque, fora do carnaval, não tem clima para fuleiragem. Fora do carnaval, tem uma dura realidade da ascensão do fascismo impulsionada pelo capitalismo imperialista. Por isso, nossos trabalhos ‘solo’ são puro ativismo” explica Caê.
“Mas como a gente adora a bagaceira e não quer deixar de falar o que tem que ser falado, criamos um braço do Harmonia do Sampler para promover o encontro da nossa bagaceira com os nossos ideais de um mundo mais justo. Além disso, somos parceiros na música e adoramos tocar juntos”, complementa Cleber.
“Senta na PEC” é a primeira de quatro músicas que os Barões da Rachadinha vão lançar inicialmente. A segunda também já está gravada e o clipe entra em produção nas próximas semanas. “A gente estava indignado com a situação do país, essa bagunça toda que estão fazendo, e queríamos fazer alguma coisa. E a forma que encontramos para tentar chegar ao povo, fazer algo popular, foi com a nossa arte. Não fazer algo que só a elite tem acesso. Queremos levar a discussão política para o povão”, conta Ops.
Harmonia
A linguagem engraçada e irreverente já está presente no trio há muito tempo. Caê, Ops e Cleber são os nomes por trás do Harmonia do Sampler. Depois do estouro em 2017, a banda chegou ao verão do ano seguinte com uma seleção de versões de músicas brasileiras populares consagradas, mas sempre com a pegada eletrônica dançante . Do sertanejo ao drumandbass, do axé ao house, do brega ao funkmelody, do pagodão ao trap, a cultura de massa brasileira misturada as várias vertentes da dancemusic é a matéria prima utilizada para de divertirem no conceito da fuleiragem hype.
Agora, com os Barões da Rachadinha, o ritmo escolhido é a pisadinha, famoso nas regiões Norte e Nordeste e que passou a contagiar também outras regiões do país. Influenciada pelo forró, o arrocha e o brega, a pisadinha não deixa ninguém parado com suas músicas dançantes embaladas pelo teclado, instrumento característico do ritmo.
Os músicos
Caê Maia é músico e compositor. Vindo de uma família de artistas, desde muito cedo tem uma relação intrínseca com a música. Em 2015, lançou seu primeiro álbum, intitulado Na Rua. O segundo trabalho foi lançado este ano e se chama Hoje é meu Dia.
O cantor e compositor Ops, artista atuante desde 2005, fez parte do coletivo brasiliense de DJs Criolina, com o qual se apresentou em mais de 10 países em quase 15 anos de parceria. Em 2017, lançou seu primeiro álbum solo, Não Tá Tudo Bem, eleito pelo site www.melhoresdamusicabrasileira.com.br o segundo melhor disco nacional daquele ano. Seu segundo álbum, Lindo Mundo Feio, foi lançado em 2019. No ano passado, Ops apresentou o single “Novo Normal”, em que usa a música pop como um alarme delicado que convida a acordar, com sensibilidade, discorrendo sobre temas como a desigualdade social, mas carregando o otimismo de quem conhece o poder do amor, da empatia e da compaixão como saída para as crises que afligem nossa sociedade.
Cleber Machado é produtor de audiovisual e eventos há mais de 15 anos, e proprietário da produtora PRODUSSA, que realiza os videoclipes da banda.
Serviço:
Barões da Rachadinha
CANAL DO YOUTUBE:https://www.youtube.com/channel/UCOzkEzSqF0sVvQ0NuwlhcIQ
BAIXE A MÚSICA: https://www.suamusica.com.br/baroesdarachadinha
INSTAGRAM: @baroesdarachadinhaoficial
FACEBOOK: @baroesdarachadinhaoficial
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
TEL: 61.98454-2063 / 61.99648-0448
EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA
E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com