Mobilizações em vários estados marcam o 12 de março, Dia Nacional em Homenagem às Vítimas de Covid-19
O dia 12 de março foi instituído como o Dia Nacional em Homenagem às Vítimas de Covid-19. A data foi marcada pela morte da primeira vítima no Brasil, em 2020. Para lembrar essa data tão importante para sobreviventes e familiares, a Avico Brasil, seus associados e entidades parceiras realizarão diversas mobilizações, em vários estados do país.
“Nossa luta é por memória e justiça para nossos familiares vítimas e sobreviventes da covid-19, mas sobretudo na defesa de direitos humanos positivados na nossa Constituição Federal e sistematicamente violados pelo Estado Brasileiro, em suas diferentes esferas, responsabilidade e níveis”, destaca a presidente da Avico Brasil, Paola Falceta.
Confira a programação das ações que acontecerão nos dias 11 e 12 de março de 2022.
RIO DE JANEIRO (Capital): No dia 11/03, às 8h45, na Cinelândia. Concentração na Câmara de Vereadores;
MINAS GERAIS (Belo Horizonte): No dia 11/03, às 20h00, em frente a raça da Liberdade;
BAHIA (Salvador): No dia 11/03, às 11h, em frente à Câmara dos Vereadores;
AMAZONAS (Manaus): No dia 11/3, às 19h30, no Anfiteatro da Ponta Negra, Av. Coronel Teixeira.
PARANÁ (Curitiba): No dia 12/03, às 9h30, no Memorial às Vítimas da Covid-19 (Av. Visconde de Nácar esquina com Cruz Machado). Depois haverá caminhada pela Rua XV de Novembro até a praça Santos Andrade em frente ao prédio histórico da UFPR;
RIO GRANDE DO SUL (Porto Alegre): No dia 12/03, às 10h, no Monumento ao Expedicionário, no parque Farroupilha;
SÃO PAULO (Capital): No dia 12/03, às 10h, na Av. Paulista no vão do MASP.
Avico Brasil
A Associação de Vítimas e familiares de vítimas (Avico Brasil) foi fundada em 8 de abril de 2021. O coletivo social luta por justiça e memória às vítimas fatais, assim como pela garantia e acesso aos Direitos Humanos e constitucionais dos sobreviventes e familiares das vítimas da covid-19.“No Estado Democrático de Direito, os tem representantes eleitos e gestores públicos são responsáveis e comprometidos com os direitos fundamentais, dignidade da população e a democracia. E infelizmente, não estamos vivendo esses preceitos e princípios no Brasil nos últimos anos”, explica Paola.
A Avico Brasil atua em três eixos: orientação e assessoria jurídica; psicossocial; mobilização e controle social. E defende direitos humanos de seus associados, bem como da demais população brasileira em relação as consequências da pandemia de covid-19.“As nossas lutas são por ampliação e políticas públicas de saúde, assistência social, trabalho, previdência, educação e moradia, conforme preconiza a constituição federal e demais legislação e relacionadas aos direitos humanos da população brasileira”, ressalta.
+ informações:
E-mail: avicobrasil@gmail.com
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Bruna K Marques
TEL: 61.99648-0448
EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA
E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com